quarta-feira, 15 de julho de 2009

REGULAMENTO


O Campeonato (C.I.T. 2009 – Etapa Brasil/ Belo Horizonte) acontecerá da seguinte maneira:

Terá uma duração de 3 (três) dias, abrangendo o período de 25 e 26/09/09 a partir das 21 horas e 27/09/09 as 19 horas.

A modalidade será o Tango Salão.

A competição estará aberta a todo dançarino maior de 15 anos, profissional ou amador, independentemente do tempo em que já dança, visto que esta competição visa resgatar a qualidade e Essência do Tango (paixão, emoção e sentimento do casal), e não a quantidade de passos. Não haverá classificação de categorias por idade.

O número total de participantes inscritos será dividido em 2 grupos, sendo que o primeiro se apresentará no dia 25/09/09 (sexta-feira) e o segundo no dia 26/09/09 (sábado). O critério para essa divisão será por sorteio.

*1º dia – 25/09 (sexta-feira) – 1ª preliminar - O primeiro grupo será subdividido em rondas, sendo que haverá sorteio para definir quais casais dançarão em cada uma delas. Serão selecionados 50% dos casais que se apresentarão nesta noite, os quais se classificarão para a semifinal.

*2º dia – 26/09 (sábado) - 2ª preliminar - O mesmo processo se repetirá com o segundo grupo.

Assim, serão organizadas as preliminares no 1º e 2º dia, 25 e 26 de setembro, sexta e sábado respectivamente. No domingo (27/09) acontecerão a semifinal e a final.

*3º dia – 27/06 (domingo), semifinal e final – Concorrerão na semifinal os casais classificados na 1ª e 2ª preliminares, havendo neste dia um novo sorteio para definir quais casais dançarão em cada uma das rondas semifinalistas. Desses casais serão classificados os 10 melhores, os quais, após um intervalo, dançarão novamente na final, na qual serão escolhidos os três primeiros colocados do Campeonato.

Observação:
*O prazo para inscrições inicia-se em 01 de julho e encerra-se no dia 22 de setembro do ano corrente – TAXA DE INSCRIÇÃO – garante a entrada nos 3 dias com um desconto, oportunidade para participar do campeonato e uma conferência dos maestros jurados onde explicarão e ensinarão os movimentos que podem se realizar durante o campeonato = R$90,00 por casal (não estando incluído seminário de maestros e aulas).

*O sorteio para divisão dos 2 grupos que participarão da 1ª e 2ª preliminares será realizado na Top Dance abertamente ao público e com 01 (um dia) de antecedência ao início do Campeonato, ou seja, dia 24/09 às 21 horas, para que os inscritos saibam em qual dia será sua primeira apresentação.

*Em cada um dos dias os participantes deverão estar presentes 1 hora antes do início do Campeonato para receber as instruções, bem como, sua respectiva numeração, conhecer a pista e outros detalhes que se fizerem necessários.

Os casais classificados como semifinalistas e finalistas não poderão trocar de parceiro (a) visto que os organizadores só considerarão como válido o par original classificado nas preliminares.


Regras:

Em cada ronda das preliminares, semifinais e final se bailarão dois tangos que serão avaliados pelos jurados e, se necessário for, a pedido dos jurados, haverá um terceiro tango.

Os casais entrarão da seguinte maneira: a dama de braço dado com o cavalheiro a caminho da pista onde se posicionarão com o abraço do tango para esperar o início da música.

O abraço não poderá se romper até que termine o tango.

Não serão permitidos cumprimentos entre um tango e outro, nem fazer gesto algum que incentive os aplausos do público, visto que, em caso de empate na avaliação dos jurados, tanto nas preliminares, semifinais e final, o voto do público através dos aplausos será decisivo na definição do ganhador.

Serão avaliados os seguintes aspectos:

Na dama: feminilidade e sensualidade em seus movimentos.
No cavalheiro: elegância e plasticidade.
No casal: as qualidades anteriores unidas à comunicação/ interação entre o casal e a rítmica.

Será permitido todo estilo na arte de caminhar o tango, desde que se conserve o abraço e a elasticidade para executar as figuras tradicionais do mesmo.

A técnica será qualificada, desde que os participantes sejam conscientes de que esta deve estar a serviço da paixão, emoção e sentimento do casal ao bailar, vez que este último ponto será considerado o mais importante.

Isto significa que o jurado não levará em conta os movimentos herméticos e frios, já que este Campeonato quer resgatar a essência, emoção e paixão em cada movimento dos casais ao bailar um tango.


Movimentos ou passos permitidos junto aos itens anteriormente mencionados:

Para o casal: serão permitidas sacadas, giros e varridas em diferentes direções, desde que tanto a dama quanto o cavalheiro não levantem os pés do chão. À dama se permitirá unir a esses movimentos o levantar da perna sem perder o contato e o roce com seu cavalheiro. A perna da dama só poderá elevar-se até a altura dos joelhos do cavalheiro, como um adorno sensual e feminino, voltando logo a recuperar a posição no piso e continuar dançando com harmonia. Também serão permitidos boleos baixos pelo chão, em forma de pivot. O regulamento será flexível neste ponto, já que a dama tem um papel fundamental na sensualidade do casal.

Os movimentos serão realizados na pista circulando-se no sentido anti-horário, como se baila tradicionalmente nas milongas ou bailes populares de Buenos Aires, mantendo-se a fluidez na circulação dos casais pela pista sem estancar-se em um só lugar.


Movimentos não permitidos:

Ganchos, boleos altos, trucos aéreos, patadas ao ar ou coreografias para shows.


Rondas e classificação:

Cada uma das rondas nas preliminares, semifinais e final terá um intervalo médio de uma hora, e serão divulgados os resultados dos casais classificados para a fase seguinte ao final da participação do último grupo competidor de cada noite. Realizar-se-á desta forma para que o público presente também possa desfrutar desta grande festa que é o C.I.T. Nesses intervalos o baile seguirá normalmente para que todos possam dançar, inclusive os expectadores.


Figurinos:

À dama não se permitirá uso de calça comprida, bem como de vestido que cubra totalmente suas pernas e impeça ao jurado a visão para qualificar seus movimentos.

Ao cavalheiro não se permitirá uso de calça jeans, camisetas, blusas coladas ou prendas similares.

Em relação ao casal, se recomenda que a dama se vista de uma cor diferente do cavalheiro para ajudar ao jurado na distinção dos movimentos. Não será exigido figurino com estilo de show.

Todos os participantes deverão chegar ao local do evento já vestidos com seus respectivos figurinos.


Júri:

O Júri será composto por 5 jurados: os campeões do C.I.T. 2008 em Buenos Aires , por Manuel Ortiz (produtor do C..IT. em Buenos Aires), por um grande bailarino brasileiro de renome e referência em danças clássicas (ballet, jazz, street e outras), cujo nome será previamente divulgado e por um membro associado ao C.I.T. da Europa ou América.

Uma vez lido e compreendido o regulamento, o participante aceitará que o veredicto dos jurados é totalmente irrevogável e não se dará explicação alguma da decisão tomada.

O Jurado estará isento de qualquer relação com os participantes.


Os prêmios:

O primeiro prêmio ao casal campeão do Campeonato Intercontinental de Tango 2009 (C.I..T) Etapa Brasil – Belo Horizonte será de R$3.000,00 (três mil reais) e viagem para Buenos Aires com despesas pagas para o casal campeão representar o Brasil no C.I.T. 2009 em Buenos Aires (vide site: www.cit-enbuenosaires.com.ar), já se classificando para fase final deste, além de receber também brindes de patrocinadores.

O segundo e terceiro prêmios serão brindes e mais o passe direto à final do C.I.T. Brasil do ano 2010.